Cadastre seu e-mail para receber dicas
poderosas
sobre Instagram (Ebook)

Nicho de Mercado

Não queira abraçar o mundo!

O maior erro das empresas é querer abraçar o mundo e atender a todos. É importante lembrar que o dinheiro está no nicho de mercado.

 

Não queira atrair todo tipo de público ou de seguidores para o seu negócio com o pensamento de que irá vender mais.

A conversão no seu negócio vem de um relacionamento com o cliente. Este relacionamento é construído através de uma comunicação assertiva e persuasiva, de forma que você fala com o cliente do jeitinho que ele pensa.

 

A ideia de marketing de nicho é bem simples: para você atender as necessidades do seu cliente, da sua audiência, você precisa entendê-la muito bem, e para isso, você precisa de um público bem específico.

 

Para que você entenda melhor todo esse conceito, vamos um passo de cada vez.

 

Nicho de Mercado, foco.

 

O QUE É NICHO DE MERCADO?

Para entender o conceito de nicho de mercado, devemos voltar ao conceito de mercado.

 

Mercado é a sua área de atuação, é muito amplo. Como por exemplo: saúde, relacionamento, dinheiro. O mercado ele pode ser segmentado, sendo um pouco mais específico: dentro de saúde, podemos ter o segmento nutrição.

 

O nicho é uma área determinada do mercado segmentado ainda mais específico, como: nutrição para atletas. Você ainda pode ter um supernicho: nutrição para mulheres atletas.

 

Conseguiu visualizar? O nicho é a especificidade de uma área no mercado.  A maioria das empresas acham que quanto mais pessoas abordarem, mais irão vender. Mas isso não é verdade.

 

É melhor você ter uma taxa de conversão de 10% sobre 10 mil pessoas, do que de 0,001% sobre 100 mil pessoas.

 

E essa elevada taxa de conversão você só conseguirá conhecendo muito bem a sua audiência e levando a ela tudo aquilo que ela precisa, com a comunicação mais assertiva possível.

 

E quando a sua audiência sentir que você realmente a conhece, e que os conteúdos que você produz foram feitos para ela, irá nascer uma relação de confiança e credibilidade. Um elo tão forte, de forma que os concorrentes não conseguirão rompê-lo.

 

É essencial então definir um nicho de mercado, para que você tenha o maior foco possível e possa traçar estratégias para o seu marketing digital.

Mercado, Segmento, Nicho, SuperNicho

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DO MARKETING DE NICHO?

  • Comunicação mais assertiva e persuasiva
  • Criar relacionamento com a audiência
  • Aumentar a autoridade e credibilidade
  • Menor competitividade
  • Reduzir custos com anúncios mais assertivos
  • Consumidores fiéis e promovedores da sua marca

 

Quando você define o seu nicho, fica muito mais fácil entender quem é o seu público. Você passa a ter conhecimento sobre o seu “cliente ideal” ou “persona”, que deve ser muito bem estudado.

 

E, entender o seu cliente ideal consiste em saber quais são os seus medos, suas dúvidas, suas objeções, seus sonhos, suas transformações, sua história e suas dores.

 

Quando você faz esse mapeamento, você consegue identificar qual a melhor linguagem para se comunicar com a sua audiência e que tipo de material você deve produzir de forma que seja transformador para ela.

 

Assim, você começa a criar um relacionamento e você vira uma autoridade para a sua audiência, que passa a confiar em você.

 

Como a maioria das empresas estão focadas no mercado, quando você é específico, a sua competição fica menor. Você consegue dominar o seu nicho e ser a maior referência nele.

 

QUAIS SÃO OS MELHORES MERCADOS E NICHOS NO MUNDO DIGITAL?

  • Sáude
  • Relacionamentos
  • Dinheiro

O mercado da saúde abrange áreas como nutrição, fitness, farmácia, medicina alternativa, fisioterapia entre diversos outros segmentos que podem ser explorados e nichados.

 

Portanto, é um mercado que sempre vai existir: resolve necessidades das pessoas que precisam recuperar a saúde ou melhorá-la.

 

A área de relacionamentos também é promissora, o ser humano tem a necessidade de se relacionar com os demais e precisa de recursos para se desenvolver.

 

Dinheiro e crescimento também é um mercado que sempre vai existir, é algo que praticamente todos querem e precisam!

 

COMO ESCOLHER O SEU NICHO DE MERCADO?

São 3 elementos essenciais para a escolha do seu nicho:

  • Paixão: se você não for apaixonado pelo que faz, a jornada a longo prazo fica muito dura. No marketing digital você deve ter em mente que você precisa entregar muito valor a sua audiência por meio de conteúdo qualificado.

Portanto, fica muito dificíl produzir variados conteúdos, estudar e se atualizar constantemente em cima de um tópico que você não gosta.

Encontrar um nicho do seu interesse facilita muito toda a produção do seu produto e construção de autoridade no mercado.

Pergunte-se: O que eu faria se não existisse dinheiro no mundo? Quero fazer isso pelos próximos anos?

  • Conhecimento/habilidade: é necessário que você tenha o mínimo conhecimento sobre o seu tema ou saiba como adquirí-lo.
  • Demanda: você precisa saber se há demanda para o seu produto, se existem pessoas procurando a solução e se elas pagariam pelo seu produto.

O seu nicho está na junção desses três elementos.

3 elementos para a escolha do nicho de mercado: paixão, conhecimento e rentabilidade

 

Então, já descobriu o seu nicho de mercado? Gostou do artigo?

 

Me acompanhe nas minhas redes sociais e receba conteúdos novos todos os dias:

instagram.com/jumunhoz

youtube.com/jumunhoz

 

Baixe o Meu Ebook: Guia Prático Instagram para Negócios – Tudo Que Você Precisa Saber Para Ter Resultados no Instagram


Deixe seu comentário

topo