Cadastre seu e-mail para receber dicas
poderosas
sobre Instagram (Ebook)

Como Fazer Lives no Instagram – Dicas

Por que fazer Lives?

O ao vivo, ou a live do Instagram, é um recurso que permite uma transmissão instantânea por vídeo, onde os seus seguidores podem comentar e curtir o que você está falando.

Quando você abre um ao vivo, todos os seus seguidores são notificados que você está abrindo uma live.

É um recurso muito interessante e importante, gera muita conexão e interação. As pessoas vêem você em um mundo real e em tempo real. Você pode levar conteúdos, mostrar produtos, trocar experiências, conversar e conhecer melhor a sua audiência ou debater.

Assim, a live é uma excelente maneira de crescer a sua autoridade no Instagram, criando mais conexão e credibilidade.

Isso porque, as lives tendem a gerar um alto nível de interação com os usuários. As pessoas gostam de assistir os vídeos ao vivo e participar deles, fazendo perguntas, comentários, mandando corações e respondendo as suas interações.

É uma excelente maneira de você conhecer também a sua audiência: fazendo perguntas e observando as respostas.





Outro ponto importante é ter a consciência de que a live não é para encher linguiça. Você não deve abrir um vídeo ao vivo se você não tiver um objetivo ou algo de valor para entregar. Você deve sempre levar para a sua audiência sempre conteúdo de relevância, de forma que você eduque o usuário com as suas informações e cresça a sua autoridade





E não se esqueça: pessoas se conectam com pessoas. Você fazendo um vídeo ao vivo, com toda a sua realidade e o seu cenário, sem edições ou cortes, trará uma proximidade muito calorosa com a sua audiência. As pessoas no Instagram não estão buscando por Willian Bonners para obter as informações e nem matérias super editadas. Elas querem se conectar com você. E nada melhor do que um vídeo ao vivo para criar essa conexão e proximidade.





Lives no Instagram

Como fazer uma live produtiva para o seu negócio?

  • Tenha um objetivo e conteúdo planejado para a sua live. Não abra um vídeo ao vivo apenas por abrir. Este é um recurso muito poderoso que você deve usar com sabedoria. A sua audiência não pode sentir que está perdendo tempo com a sua live, deve sentir que ela acrescentará na vida dela.
  • Comece a sua live com energia! Este é um lugar para entregar conteúdo de forma mais leve. Não seja um robô e muito menos um “William Bonner”. Seja real, autêntico e se conecte com a sua audiência, assim você trará ela para perto de você.
  • Você também deve se apresentar para o público. Mesmo que a maioria da sua audiência te conheça, você deve se apresentar para aqueles que estão tendo um primeiro contato com você.
  • Fale no início sobre o que será abordado na sua live, a importância desse conteúdo e a transformação que ele gera. Isso fará com que as pessoas saibam desde já o que elas podem esperar do seu ao vivo e desperte interesse em ficar até o fim, sabendo que elas sairão de lá melhores do que quando entraram.
  • Escreva nos comentários o título da sua live e fixe esse comentário. Assim, as pessoas que entrarem no meio da live saberão do que se trata o vídeo ao vivo sem precisar te interromper.
  • Interaja com a sua audiência. Gere a participação dessas pessoas durante o seu vídeo e responda as suas dúvidas e perguntas.
  • Use a sua live para conhecer mais a sua audiência. Você pode perguntar para os seus seguidores de onde eles são, que tipo de conteúdo eles gostariam de receber, quais são as suas maiores dúvidas e dificuldades, quais são os seus sonhos e objetivos, etc. Você pode e deve interagir com a sua audiência de forma que você obtenha mais informações sobre ela, aumentando a sua conexão com o seu público.
  • Seja sincero com a sua audiência, caso alguém lhe faça perguntas que você não sabe responder, não tem problema. Pessoas gostam de se conectar com pessoas e se sentem mais próximas quando você leva sinceridade e a elas. Se você não sabe uma resposta, não há nenhum problema em falar que não sabe e que você irá pesquisar e estudar respostas, por exemplo.
  • Não se preocupe com o tempo da sua live, desde que você não encha linguiça. Seja objetivo. O tempo ideal da sua live é o tempo que você precisa para entregar o seu conteúdo relevante para as pessoas, de forma clara e objetiva.
  • Seja consistente. Fazer lives exige que você esteja atento e seja multitarefas. De maneira que você tenha que entregar conteúdo, responder perguntas, ler os comentários e interagir com os seus seguidores, tudo dentro do mesmo espaço de tempo. Mas não há mal nisso, você ficará cada vez melhor de acordo com a frequência e consistência que você fizer as suas lives.
instagram live

Consistência e Frequência das Lives

A live é um recurso muito poderoso para entregar conteúdos, criar conexão e interação com a sua audiência. Mas de nada adianta você fazer apenas uma vez na vida.





Portanto, você deve manter uma frequência e consistência no uso desse recurso. De forma que você eduque e informe a sua audiência que você fará lives a cada X dias, por exemplo.





Assim, a sua audiência saberá que você entregará mais conteúdos ao vivo, que haverá mais interação com você em tempo real e estará esperando por isso.





Fazer live pode parecer desafiador, eu sei, pois exige muita atenção e um “botão multitarefas” para você entregar o seu conteúdo, não perder a linha de raciocínio, ler e responder os comentários e interagir com a sua audiência, tudo em tempo real.





No começo pode ser difícil, assim como era difícil enviar um áudio no WhatsApp, onde a gente morria de vergonha da própria voz e regravava ele várias vezes. Mas, quando adquirimos frequência e consistência, as coisas vão ficando cada vez mais fáceis.





Mas para isso, é preciso começar e fazer. Abrir o vídeo ao vivo e encarar os medos e entregar o seu conteúdo para as pessoas.





Lives Duplas para Negócios

Você também pode fazer a sua live e convidar alguém para participar dela. Ou entrar como participante na live de alguém.





Para o seu negócio, você pode usar as lives duplas para:

  1. Entregar outros conteúdos por meio de parceiros ou especialistas;
  2. Compartilhar depoimento de clientes ao vivo, contando como foi a experiência, fazendo perguntas e respostas;
  3. Entrevistar alguém;
  4. Transferir a autoridade e conquistar novos usuários;
  5. Entregar conteúdos para pessoas que não te conhecem e que poderão passar a te acompanhar (participando de uma live);








Gostou? Não se esqueça de baixar o meu Ebook Instagram para Negócios  para receber muitas dicas para transformar o seu Instagram em uma máquina de vendas.





E, se você quer aumentar os resultados do seu negócio,





Me siga nas redes sociais e receba diariamente os meus conteúdos e dicas!

instagram.com/jumunhoz

youtube.com/jumunhoz


Deixe seu comentário

topo