Cadastre seu e-mail para receber dicas
poderosas
sobre Instagram (GRÁTIS)

Como Planejar Conteúdos e Posts no Instagram?

Faça Posts de Qualidade Todos os Dias

Não se organizar e fazer um planejamento das postagens pode fazer com que você acabe sem conteúdos qualificados para postar. E esse é um grande problema.

 

Postar conteúdo de qualidade no seu Instagram é a coisa mais importante que você deve fazer para aumentar o seu engajamento, a sua audiência e atrair novos seguidores!

Por isso, é muito importante dedicar o seu tempo para planejar uma estratégia de conteúdos. Essa será a sua verdadeira liberdade, pois te poupará muito tempo no dia a dia.

 

Por exemplo, para eu criar os conteúdos para você, dediquei dias, ou meses, preparando os tópicos, organizando as fotos e vídeos, os textos, escrevendo artigos.

 

Mas, quando finalizei, fiquei preparada para meses de conteúdos qualificados a serem postados nas minhas redes sociais como: instagram, youtube, facebook e no meu site também.

 

Essa liberdade me permite produzir mais conteúdos de qualidade para você, me permite focar também em outras coisas e me aprofundar cada vez mais no meu trabalho e também me permite ter dias de folga quando eu estiver viajando.

 

Esse planejamento vai te garantir que você sempre tenha conteúdos de qualidade para dividir com a sua audiência, mantendo sempre a sua consistência e frequência de postagens.

 

Com o conteúdo pronto, você também pode agendar os posts para serem postados automaticamente.

planejamento post

CONSISTÊNCIA E FREQUÊNCIA DAS POSTAGENS 

A consistência é uma grande parte do segredo. Os seus seguidores estarão diariamente na sua página esperando por novos conteúdos que lhe agreguem.

 

Quando você posta diariamente conteúdo de valor, saiba que eles estarão esperando pelos próximos, ansiosamente.

 

Se você não manter essa consistência e ficar sem postar, seu engajamento cairá bastante, as pessoas vão esquecer da sua página e poderá ser substituída pela concorrência. Lembre-se, quem não é visto, não é lembrado.

 

planejamento de conteúdos, frequência de posts

 

É muito importante você estar sempre em evidência com conteúdo de qualidade para você sempre estar dentro da cabeça dessas pessoas. E, quando elas pensarem no seu tipo de serviço ou produto, já associarem automaticamente à sua marca.

 

  • Planejamento de postagens: Com o planejamento de postagens, você consegue visualizar como ficaria o seu feed, trabalhar as hashtags que devem ser utilizadas, a legenda a ser montada da melhor forma para captar a atenção da sua audiência e levar valor a ela.

 

Com o planejamento você consegue manter um padrão, uma consistência de posts e uma linha de pensamento.

 

O instagram não possui uma ferramenta para agendar as postagens. Mas existem vários sites e aplicativos que já fazem isso para você e te entregam uma relação de análise de post, como o IconoSquare.

 

Nestes sites, vocês podem colocar a foto ou vídeo, o horário de postagem, a legenda, e todo o resto e, automaticamente, será efetivada a postagem programada.

 

É importante você também ficar de olho. Muitas vezes quando agendamos, acabamos ficando mais desligados e esquecendo da postagem feita.

 

Quando observamos, conseguimos adquirir o feeling de horário, do que funciona mais, do que funciona menos e analisar a reação do público quanto ao conteúdo gerado.

 

ONDE PLANEJAR O CONTEÚDO?

Eu descobri uma forma que funciona perfeitamente para mim e tem ajudado também os meus alunos a se organizarem.

 

Você deve montar a sua “Árvore de Conteúdos”.  Para isso, eu utilizo o TRELLO. Uma ferramenta gratuita e que você pode organizar todas as suas ideias por lá.

 

Eu separo no TRELLO os tópicos/assuntos abrangentes em colunas (tópicos como: como criar conta no Instagram, segurança da conta, fotos, vídeos, lives, hashtags) e dentro das colunas, crio cartões com subtópicos (como fazer uma biografia, a importância da biografia, como postar fotos, a importância de fotos de qualidade, como manter a sua conta segura, como encontrar hashtags do seu nicho…).

 

Ou seja, coloco várias colunas de vários assuntos e dentro deles, coloco subtópicos (coloco o que as pessoas mais me perguntam, o que se tem buscado no google, nas fanpages, as maiores dúvidas..etc).

 

Coloco tudo o que as pessoas precisam saber e estão procurando. Feito isso, dentro de cada cartão, eu escrevo sobre o tema de forma detalhada.

 

Assim, tenho me organizado para ter conteúdos sempre para o Instagram e para as outras mídias sociais, de forma que fique bem fácil de localizar o tema e que tudo já esteja bem preparado.

 

Essa foi a minha maneira de me organizar e a maneira que tem funcionado com os meus alunos.

 

O importante é você encontrar um método que facilite a sua visão. Que você consiga organizar as ideias e escrever tudo que tem de importante para os seus conteúdos.

 

DECIDA A QUANTIDADE DE POSTAGENS

Para você se programar, é importante você ter em mente quantas postagens por dia você vai fazer e em quais formatos.

 

No Instagram, eu recomendo postar 3 a 4 posts diariamente. Quanto mais você é visto pela sua audiência, mais você fica na cabeça dela.  “Quem não é visto, não é lembrado”. 

 

Lembre-se de sempre entregar conteúdo de valor. Postar por postar, só trará prejuízo para a sua página, como queda de engajamento, descredibilidade, desinteresse e falta de interação.

 

E, também não exagere! Não adianta postar mil coisas todos os dias. Você precisa respeitar o tempo de visualização de cada postagem.

Lembre-se que as postagens não entram imediatamente no feed de todos os seus seguidores.

 

O ideal é dar um espaço de pelo menos 3 horas entre uma postagem e outra. Postar excessivamente pode apitar como Spam no algoritmo do Instagram.

 

planejamento de conteúdo, horário para postagem, frequência, consistência

 

COMO FAZER O PLANEJAMENTO DE CONTEÚDO

  • Separe em tópicos e subtópicos os temas que você irá abordar
  • Tenha um mapa mental. Assim, você pode se organizar e visualizar os conteúdos que você deve produzir e os que você já produziu;
  • Encontre fontes de pesquisas confiáveis;
  • Se mantenha atualizado sobre o seu tema;
  • Pesquise no google, fanpages, redes sociais, nos concorrentes, o que o seu público gosta, deseja ou precisa saber;
  • Pesquise com a sua audiência os conteúdos que eles gostariam de receber de você;
  • Defina a quantidade de postagens que você fará no Instagram e nas suas outras redes sociais.
  • Defina os formatos dos conteúdos que serão postados para que você possa se organizar em termos de fotos e vídeos.
  • Você pode pegar uma ferramenta de agendamento de postagens para facilitar e otimizar o seu tempo.
  • Tenha com você o aplicativo Evernote – sempre que você lembrar de um tópico ou de um assunto, coloque no aplicativo para que você não se esqueça e possa produzir algo em cima disso depois.

 

E aí? Gostou do Artigo? Vai fazer o seu planejamento de conteúdos e postar todos os dias com muita qualidade?

 

Me acompanhe nas minhas redes sociais e receba conteúdos novos todos os dias:

instagram.com/jumunhoz

youtube.com/jumunhoz

 

Baixe o Meu Ebook: Guia Prático Instagram para Negócios – Tudo Que Você Precisa Saber Para Ter Resultados no Instagram

 


Deixe seu comentário

topo

Junte-se ao grupo seleto de pessoas que
estão usando o Instagram para negócios